Ligue para o grupo meg

(31) 3481-5535

Blog

Mantenha-se atualizado

sobre segurança e terceirização

26. novembro

de 2018

Serviços

Caixa de Gordura – quando e como realizar sua limpeza


Caixa de Gordura – quando e como realizar sua limpeza

Um dos temores de quem lida com a casa é a caixa de gordura. Sabemos que ela está ali e que, em algum momento, iremos ter que lidar com toda aquela gordura. No entanto, algumas pessoas nem sabem exatamente para que ela serve.

A caixa de gordura é, fundamentalmente, um receptor existente na maioria das casas, apartamentos, lojas e restaurantes, que interliga as instalações de água ao sistema de esgoto. Dessa forma, todo o resíduo de gordura e óleos de quando você lava a louça após cozinhar ou fritar, é direcionado para lá.

Conseguiu visualizar a importância da caixa de gordura? Portanto, ela existe para transformar os resíduos em blocos e evitar que eles passem pelo ralo. Dessa maneira, protegendo a tubulação da sua casa e a rede de esgoto contra entupimentos.

Porque limpar a caixa de gordura?

A caixa de gordura deve ser inspecionada de 6 em 6 meses, no caso de casas, e a cada 3 meses para apartamentos, e limpa sempre que necessário. Este procedimento evita sérios problemas. Já que, uma vez que a gordura costuma enrijecer, formam-se blocos rígidos que causam entupimentos.

Por isso, fazendo a manutenção preventiva você evita:

  • Canalização entupida;
  • Lentidão de escoamento e acúmulo de água;
  • Mau cheiro;
  • Água transbordando na caixa;
  • Insetos, tais como baratas, dentre outros transtornos.

Com isso, recomendamos que a limpeza seja feita por uma empresa especializada, pois os resíduos retirados devem ser armazenados de forma adequada e nunca descartados no meio ambiente ou na rede de esgoto.

Como realizar a limpeza?

Não se engane, limpar a caixa de gordura não é nada fácil, limpo ou cheiroso. É um processo complicado que necessita de muito cuidado, tanto para proteger o encanamento como quem está fazendo a limpeza.

Para limpar a caixa de gordura é necessário primeiro a proteção pessoal e algumas ferramentas básicas para realizar a tarefa. Portanto sempre tenha os materiais adequados.

  • Máscara;
  • Luvas de borracha até os ombros;
  • Raspador e espátula;
  • Sacos de lixo;
  • Roupas velhas e calçados emborrachados;
  • Pé de cabra para tampas de alvenaria.

Algumas caixas de gordura são desenhadas para uma limpeza simples e cômoda. Se for o caso, basta seguir as instruções do fabricante. Agora um passo a passo de como deixar sua caixa de gordura limpa e pronta para uso.

Passo a passo da limpeza de caixa de gordura

Após todos os materiais separados e roupas apropriadas podemos começar a limpeza. Mas lembre-se, é sempre bom ter uma empresa profissional para realizar este trabalho. No entanto, é sempre bom saber como realizar a limpeza para fiscalizar o serviço.

  1. Abra a tampa da caixa de gordura usando a espátula (se for uma tampa de PVC) ou um pé de cabra.
  2. Com as mãos ou uma concha retire toda a gordura de dentro da caixa e deposite em um saco de lixo.
  3. Evite que a gordura entre para o cano principal.
  4. Use a espátula para retirar a gordura presa na parede da caixa. É importante retirar o máximo de resíduo sólido o possível.

Assim que houver apenas líquido dentro da caixa a limpeza está pronta e tudo deverá voltar a funcionar como sempre.



Se interessou por nossos serviços?
Solicite uma proposta agora!

Ligue para o grupo meg

(31) 3481-5535

Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing