Ligue para o grupo meg

(31) 3481-5535

Blog

Mantenha-se atualizado

sobre segurança e terceirização

22. outubro

de 2018

Condomínios

Piso Tátil em Condomínios – Pensar Acessibilidade


Piso Tátil em Condomínios – Pensar Acessibilidade

Importante para a transitabilidade e para uma comunidade mais inclusiva, o piso tátil em condomínios é essencial para sinalização adequada. Portanto, o piso tátil em condomínios tem um papel social fundamental, pois possibilita aos deficientes visuais maior autonomia de locomoção. Para isso, é importante que tenhamos entendimento sobre fatores importantes envolvendo sua instalação, composição, variação e manutenção.

O Que é Piso Tátil?

Os pisos táteis instalados em condomínios são placas com relevos fixadas no chão. Dessa forma, os relevos auxiliam o deficiente visual ou pessoa com baixo visão compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente.

No entanto, deve-se observar o tipo de piso tátil que precisa ser instalado e qual o objetivo de utilização.

Piso de Alerta: conjunto de relevos tronco-cônicos. Informa sobre a existência de desníveis ou situações de risco, orienta o posicionamento adequado de equipamentos, mudanças de direção e percursos. Além disso, indica o início e término de degraus, escadas e rampas, a existência de patamares e travessias de pedestres.

Piso Tátil Direcional: auxilia no sentido do deslocamento das pessoas, quando há ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, indicando caminhos preferenciais de circulação.

Finalmente, outro detalhe importante é a cor utilizada no piso tátil instalado. Essa alteração auxilia as pessoas que possuem baixa visão.

Tipos de Piso

O uso de piso tátil já é uma obrigatoriedade em espaços de uso público e condomínios pela lei de acessibilidade. Por isso, a importância de conhecer os tipos de piso que podemos utilizar. Para que o projeto seja funcional é importante o auxílio de empresas especializadas, por exemplo as administradoras de condomínio.

No mercado existem alguns tipos de piso, apresentamos alguns tipos e sua funcionalidade.

Piso Tátil de Borracha: de fácil instalação e limpeza. Esse modelo favorece a praticidade e eficiência. Além disso, costuma apresentar melhor preço em relação a outros formatos. Este tipo de piso pode ser facilmente fabricado segundo as normas da ABNT em relação ao contraste de cores. Dessa maneira, sua manutenção também costuma ser mais barata, pois basta substituir uma única ou as poucas placas que apresentarem desgaste com o tempo.

Piso Tátil de Inox: mais elegante, o modelo de piso de sinalização é comum em shoppings e galerias. A sinalização é colada diretamente no chão padrão do local. Dessa forma, devido a maior dificuldade de instalação, costuma ser mais caro e também com mão de obra profissional mais onerosa. Mesmo assim, não deixa de ser uma excelente opção para quem busca a valorização do ambiente.

Piso tátil em porcelanato: é uma alternativa ao piso de borracha e apresenta uma melhor resistência, diminuindo o processo de manutenção. No entanto, pode ser significativamente mais caro. Este modelo se destaca pela segurança antiderrapante e, apesar de ser de um material diferente da borracha, também deve obedecer aos critérios da ABNT (NBR 9050).



Se interessou por nossos serviços?
Solicite uma proposta agora!

Ligue para o grupo meg

(31) 3481-5535

Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing