Ligue para o grupo meg

(31) 3481-5535

Blog

Mantenha-se atualizado

sobre segurança e terceirização

29. dezembro

de 2018

Condomínios

Reunião de Condomínio


Reunião de Condomínio

A reunião de condomínio é destinada a todos os condôminos e busca discutir e tomar decisões relacionadas ao condomínio. Por isso, as assembleias são mais do que formalidade obrigatória, elas são uma etapa de extrema importância na administração do condomínio.

Portanto o sindico tem a oportunidade de mostrar o trabalho que esta realizando, apresentar relatórios, indicar as conquistas alcançadas e os próximos passos que precisam ser tomados.
Além disso, as assembleias oferecem espaço para que os condôminos se manifestem para que todas as questões de interesse coletivo sejam debatidos e resolvidos.

Porém, para que a reunião seja verdadeiramente proveitosa é fundamental que seja organizada e realizada em curto tempo.

Tipos de reunião de condomínio

Os moradores que realmente participam da vida do condomínio tem a oportunidade de questionar deliberações e até votar contra as decisões que precisam ser tomadas.

As assembleias debatem pontos importantes, como gestão de contas, previsão orçamentária e despesas gerais. No entanto, apesar de fundamentais para as rotinas do condomínio, muitos moradores ainda não sabem qual a finalidade de cada uma.

Assembleia Geral de Instalação (AGI): assembleia de constituição do condomínio. Dessa forma e realizada a aprovação orçamentária inicial, eleição de síndico, subsíndico e conselheiros, autorização para inscrição do CNPJ junto a Receita Federal e a contratação do seguro obrigatório da edificação.

Assembleia Geral Ordinária (AGO): ocorrência anual, por isso debate sobre a prestação de contas dos gastos do condomínio, previsão orçamentária da próxima gestão, eleição de síndico, subsíndico e conselheiros, além de assuntos gerais relacionadas à administração do conjunto.

Assembleia Geral Extraordinária (AGE): não possui data de realização. Dessa maneira, de acordo com as necessidades do condomínio, os condôminos são convocados. Por isso, são discutidos assuntos de caráter extraordinário, como aprovações emergenciais ou mesmo despesas que não estavam contempladas na previsão orçamentária.

5 dicas para uma reunião de sucesso

A reunião de condomínio é um momento de muita importância, que exige atenção para uma série de pormenores. Afinal, além de ser uma responsabilidade do síndico, é nessa ocasião que o gestor encontra a oportunidade para relatar seus atos e para ouvir as necessidades dos condôminos.

Para uma reunião de condomínio proveitosa, preparamos cinco dicas imbatíveis.

  1. Pauta: Para ser produtiva, qualquer reunião precisa de uma pauta objetiva, que defina, com clareza, todos os assuntos que serão abordados durante o encontro. Tenha em mente que fazer muitas reuniões curtas e objetivas é mais produtivo do que poucas reuniões longas e desgastantes.
  2. Comunique com antecedência: Na maioria das vezes, a reunião de condomínio não atrai o interesse dos condôminos. Considerando que a participação de todos é essencial, convém informá-los com, no mínimo, uma semana de antecedência sobre os temas que serão tratados no encontro. Para tanto, você pode enviar um e-mail a cada condômino e afixar a pauta no quadro de aviso.
  3. Apresentação: caso seja possível utilize recursos visuais nas apresentações. Quando visualizam as informações que estão sendo expostas, as pessoas compreendem com mais facilidade os assuntos tratados, o que ajuda na concentração e facilita a exposição.
  4. Assistente: é importante contar com a ajuda de outra pessoa que possa cuidar da ordenação dos documentos, e também para tomar notas que serão utilizadas na construção da ata da assembleia.
  5. Tenha controle da reunião: A reunião de condomínio deve cumprir propósitos específicos e nunca pode servir para discussões improdutivas ou para alimentar conflitos. Portanto, é essencial que o síndico mantenha o controle do início ao fim. Sendo assim, inicie a reunião no horário marcado e defina um tempo máximo para cada exposição.

Por fim, ainda que a reunião seja descontraída e tranquila, o momento não é uma confraternização entre os condôminos. Portanto, o a troca de impressões sobre assuntos diversos devem ser reservados para outro momento, após a reunião.



Se interessou por nossos serviços?
Solicite uma proposta agora!

Ligue para o grupo meg

(31) 3481-5535

Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing